Que Veículo Transformar em Motorhome? – #1

A escolha do veículo para transformá-lo em Motorhome é  parte fundamental e  importante do nosso projeto.

Já de início descartamos o uso de caminhões, ônibus, micro-ônibus e as Kombis.  Em alguns artigos trataremos deste assunto. Iniciaremos com os primeiros descartes e seus motivos.

No Brasil existem várias opções de veículos para transformação/ conversão em motorhome, citaremos apenas as mais atuais e que estariam dentro do nosso projeto, são eles: o ônibus, Micro-ônibus, caminhões, Volkswagen Kombi, Ford Transit, Fiat Ducato, Mercedes Bens Sprinter, Renault Master, Peugeot Boxer e Iveco Daily.

Caminhão

No caso do caminhão geralmente não existe uma conversão para motorhome, o que se faz é o acréscimo ou transformação de um baú já existente ou mesmo a adaptação de um trailer em cima de seu chassis.

Descartamos o uso do caminhão primeiramente pelo tamanho, sem contar que em muitos locais não é permitida a entrada de caminhões.

Micro-ônibus e ônibus

Os ônibus e micro-ônibus tem a conversão em motorhome mais cara, porém estes veículos são bem mais baratos, já que geralmente quando são vendidos obrigatoriamente terá que ser feita uma grande revisão, devido sua alta quilometragem, tempo de uso e condições de trabalho.

Um item que muitas pessoas esquecem e de suma importância é que basicamente existem dois tipos de ônibus e  micro-ônibus, o rodoviário e o urbano,  para a transformação em motorhome só o primeiro é viável, pois pode ser utilizado em estradas e rodovias sem problemas. Já o da classe urbana não tem um bom desempenho em estradas, pois a sua relação de marchas foram projetas para o uso em cidades e não em estradas.

Descartamos por vários motivos, entre eles, que apenas cerca de 10% destes veículos são rodoviários, os gastos entre a conversão em motorhome e revisão do veiculo iria exceder os custos do projeto, sem contar com o problema do tamanho.

Volkswagen Kombi

A conversão da kombi é a mais barata de todas, mas tem  desvantagens, a principal é o teto que é baixo e seu tamanho diminuto.  Já a grande vantagem é sua mecânica,  tanto o sistema motor/câmbio, como também sua suspensão, tudo de fácil reparação e as peças são baratas.

Tive e sei o prazer de dirigir uma kombi, mas infelizmente o seu tamanho é o maior infortúnio, tentar fazer um projeto de quarto, banheiro com chuveiro, cozinha, reservatórios de água com uma boa autonomia e sistema solar, tudo isso em uma Kombi é praticamente impossível sem comprometer totalmente o conforto.

Não que a kombi não seja um bom veiculo para campervan, muito pelo contrário, sua resistência e a tração traseira a tornam uma super maquina. Mas para nós que pretendemos não só viajar, mas sim viver definitivamente em um motorhome, a kombi não seria uma escolha inteligente.

Opção pelos Furgões

Nos restou a opção pelos furgões. Acreditamos ser a a melhor opção, pelo menos para quem quer ter um bom espaço interno, altura suficiente para ficar em pé e dar alguns passos dentro do veículo. Outra vantagem dos furgões é que podemos instalar um banheiro completo, com um reservatório de água que nos dará uma boa autonomia, sem comprometer o rendimento e o consumo do veiculo.

Todos estes ítens que achamos primordiais no projeto além de nos dar conforto, também nos deixarão livres para a permanecia por longos tempos parados, usufruindo de um sanitário, chuveiro e cozinha, sem a dependência de um camping.

No próximo artigo continuaremos com a saga: Que Veículo Transformar em Motorhome – #2

Leave a Reply

«
»